Encontros


O navegante Beto Pandiani diz que várias vezes, em suas longas viagens, já sentiu ter velejado vastas distâncias apenas para cruzar o olhar com o de alguém.
Eu estava finalizando um livro meu, o “Ilhabela” (Editora Metalivros, 2010), e há meses esperava um chamado da Praia do Bonete me avisando, enfim, que alguma família resolvera fazer farinha, prática muito comum há alguns anos e praticamente extinta nos dias atuais.
Enquanto o chamado não vinha, ia explorando a ilha, fazendo as fotos que completariam o livro. Marcamos uma mini-expedição à Ilha da Vitória. Embarcamos numa traineira de pesca e, quatro horas depois, aportávamos nesta que é a mais distante das ilhas que formam o arquipélago de Ilhabela.
E aconteceu o inacreditável: Dona Dita – uma das caiçaras mais antigas da ilha – estava justamente, naquele dia, preparando-se para... fazer farinha! Com seus mais de 80 anos já tinha ido cedinho colher a mandioca na roça e naquela tarde estava marcada a “forneada”.
Não  me espanta imaginar que fiz o livro para ter a oportunidade de passar esta tarde dentro da antiga casa de farinha, ouvindo as histórias memoráveis de Dona Dita. Foi o que pensei ao me despedir desta senhora que havia conhecido apenas dois dias antes: recebi dela um dos abraços mais ternos que já experimentei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário